Plano do Coordenador Pedagógico



PROJETO DE
COORDENAÇÃO

I - Justificativa:

Realizar um trabalho de mediação e apoio pedagógico, junto aos professores, com qualidade, propiciar um ambiente de trabalho harmonioso, participativo, prazeroso. Facilitar ao máximo, o trabalho do professor, para que assim, possa se dedicar e nunca perca seu foco, que é educar, ensinar, orientar, das as ferramentas aos seus alunos. Formar e informar, incentivar a pesquisa, acredito que o ser humano necessita de incentivos para poder ir  em busca de mudanças, de transformações de métodos, postura e se descubra um pesquisador. Quero propiciar este incentivo e formação.

II-  Concepção de ensino e de aprendizagem:

A aprendizagem, em nosso tempo atual, deve ser encarada como  processo de um trabalho criativo de conhecimento e não mais como um modelo estruturado de ensinar transmitido de modo tradicional e centrado na figura do "Professor".  
Vivemos num mundo onde informações e conhecimentos são produzidos e divulgados muito rapidamente e o que nos cabe, efetivamente em sala de aula, é facilitar, mediar o processo de aprendizagem. Nossos alunos já chegam cheios de conhecimentos. Segundo Paulo Freire: "Não existem pessoas sem conhecimento. Elas não chegam vazias. Chegam cheias de coisas. Na maioria dos casos trazem junto consigo opiniões sobre o mundo e a vida".
Cabe ao mediador fornecer pistas, dar as ferramentas, apoiar esclarecer dúvidas, supervisionar o processo criativo e de desenvolvimento do aluno, de modo a apontar caminhos e possibilidades, e nunca ser aquele que faça com que o aluno o reproduza somente  pelo fato de ele ser o "mestre".
O mediador essencialmente deverá ser aquele que impulsiona, motiva, facilita a caminhada, o trajeto já percorrido por cada aluno e o leva adiante, mostrando que cada um em particular e o grupo no geral, podem e são capazes. Nós Educadores ensinamos e aprendemos com nossos alunos.  Só vive quem se renova e só se renova quem é capaz de enfrentar corajosamente as dificuldades do momento atual. Aquele que se acomoda, não permanece.
Ensinar é uma arte e como tal, não é algo que se aprende em livros, ou nas teorias de uma Universidade, mas praticando, sentindo, vivendo. Envolve muitos conhecimentos técnicos, um olhar diferenciado, que enxerga o que não é visível.
 
III - Objetivos:

  • Observar, ouvir, perceber, auxiliar, apoiar o grupo docente, visando sempre a qualidade de trabalho de cada profissional.
  • Propiciar um ambiente  prazeroso, participativo, para assim, motivar o trabalho em equipe, de colaboração. Um bom ambiente tem como resultado um trabalho de qualidade.
  • Colaborar efetivamente com o trabalho pedagógico, elaborando HTPC's de forma mais proveitosa.
  • Trazer a comunidade mais próxima a U.E, participando em eventos como voluntários, por exemplo.
  • Ajudar o professor a superar os desafio da profissão. Olhando cada pessoa como única, valorizar o profissional da educação.
Desta forma acredito que o resultado se refletirá em um bom desempenho de cada um.

IV -Metas Previstas:

Um ensino de qualidade deverá, sempre, estar fundamentado no trabalho coletivo. A inexistência dele será a fonte de todos os problemas enfrentados pela escola na busca da melhoria da qualidade de ensino. Assim, o trabalho coletivo deverá constituir-se numa das principais metas a ser perseguida no Projeto Pedagógico da escola e avaliado permanentemente a fim de integrar aqueles professores com mau desempenho, insistindo em individualizar suas ações pedagógicas.
Espero alcançar bons resultados no desempenho de cada Professor e automaticamente um ensino de qualidade.
 
V - Ações a desencadear:
  • Estabelecimento de permanente diálogo com todos os segmentos da escola;
  • Oferta de subsídios àqueles que demonstram dificuldade em melhorar seu desempenho;
  • Proposta de projetos interdisciplinares;
  • Estímulo à "ação comum dos professores" no relacionamento com os alunos;
  • Valorizar o trabalho de cada profissional do grupo evidenciando ou exaltando- os, se preciso for ,para motiva-los;
  •             Buscando sugestões de soluções de problemas, com o próprio grupo;
  • Através de oficinas, incentivar cada professor a mostrar e ensinar suas habilidades, compartilhando um com outro aquilo que sabe  e que lhe dá tanto prazer.
 VI - Avaliação

Meu trabalho será avaliado com a qualidade de desempenho do grupo docente.
Com um Portfólio, fotos, registros de atividades desenvolvidas, também do material de apoio e dicas enviados  para os professores.
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 Bibliografia

O EDUCADOR -  FREIRE, Madalena
Editora Paz e Terra - 2008
PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO  - DAVINI, Juliana
Editora Espaço Pedagógicos 1998
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA – FREIRE, Paulo
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA  - Semec - RJ