quinta-feira, 4 de outubro de 2012

NECESSIDADES ESPECIAIS

EMEFEM RUI BARBOSA
04 DE SETEMBRO DE 2012
RELATÓRIO
ALUNA: SAMARA
                                                                                      
            A ALUNA TEM OITO ANOS DE IDADE, ESTÁ CURSANDO O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ESTUDA NESTA UNIDADE DESDE O 1º ANO. DEVERIA TER COMEÇADO O ATENDIMENTO NO AEE NA EMEB ASAS BRANCAS, O ANO PASSADO, NO PERÍODO DA MANHÃ. PORÉM, O PAI ACREDITA QUE A SAMARA NÃO DEVA PARTICIPAR DO AEE, POIS JÁ TEM MUITAS ATIVIDADES (PALAVRAS DO PAI, QUANDO LHE PERGUNTEI POR QUE A SAMARA NÃO ESTAVA FREQUENTANDO). DESDE O ANO PASSADO, A ALUNA USA O TRANSPORTE DA PREFEITURA, QUE CONSEGUIMOS COM O APOIO DA EQUIPE DA SEDUC.
            A HIPÓTESE DE ESCRITA É PRÉ-SILÁBICA, QUANDO CHEGOU NA ESCOLA, A ALUNA NÃO CONSEGUIA ANDAR, ERA CARREGADA NO COLO, PELO PAI ATÉ A SALA DE AULA, NA ENTRADA E NA SAÍDA TAMBÉM; NÃO CONSEGUIA SE ALIMENTAR SOZINHA E TINHA MUITAS DIFICULDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA.
            OS RESPONSÁVEIS NÃO TROUXERAM LAUDO MÉDICO, APESAR DE TER SOLICITADO VÁRIAS VEZES, NO PRONTUÁRIO DA ALUNA SÓ HÁ UMA SOLICITAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E INVESTIGAÇÃO DO DIA 10/03/2006, DO FISIATRA DR. DANIEL RODRIGUES, DA AACD DE OSASCO, COM OS SEGUINTES DADOS: QUADRO DE ADNP - SUSPEITA DE EIM – ELEVAÇÃO LACTADO EM S.E., ATRASO COGNITIVO. NÃO HÁ OUTROS DOCUMENTOS NA ESCOLA SOBRE OS PROBLEMAS DE SAÚDE DA SAMARA.
            ATUALMENTE, A ALUNA NÃO SE LOCOMOVE SOZINHA, MAS CONSEGUE ANDAR COM O APOIO DE UM ADULTO OU DE ALGUM COLEGA DE CLASSE, ASSIM COMO CONSEGUE DAR ALGUNS PASSOS SOZINHA, PRINCIPALMENTE QUANDO SE APOIA NAS CARTEIRAS DA CLASSE. TEM BASTANTE FALTA DE EQUILÍBRIO E MUITAS DIFICULDADES DE
COORDENAÇÃO MOTORA, MAS CONSEGUE SE ALIMENTAR SOZINHA, DESENHAR, ESCREVER E PINTAR; POSSUI MUITA DIFICULDADE NA FALA, MAS CONSEGUE SE COMUNICAR COM TODOS E CONVERSAR.
            NÃO ESTÁ ALFABETIZADA, MAS INTERAGE COM OS COLEGAS DE CLASSE, PARTICIPA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS PROFESSORES, RECONHECE O ALFABETO E ENTENDE TUDO QUE É FALADO PARA ELA. NAS AULAS COM ESPECIALISTAS, PARTICIPA DE TODAS AS ATIVIDADES: FALA, ESCUTA, BRINCA, PINTA, DESENHA, ASSISTE A VÍDEOS, USA O COMPUTADOR COM AUXÍLIO DA PROFESSORA, PARTICIPA DAS ATIVIDADES FÍSICAS, DENTRO DE SUAS POSSIBILIDADES E TEM SEMPRE O APOIO DOS PROFESSORES E DOS COLEGAS DE CLASSE, A FIM DE CONSEGUIR REALIZAR TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS. NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TAMBÉM; INCLUSIVE PARTICIPA DE DANÇA, ATIVIDADES COM BOLA, JOGOS, BRINCADEIRAS E GINCANAS. A PROFESORA DA SAMARA, ASSIM COMO OS ESPECIALISTAS, SEMPRE QUE NECESSÁRIO, PRODUZEM ATIVIDADES DIFERENCIADAS, PARA QUE ELA SEMPRE PARTICIPE DE TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELA ESCOLA.
            DESDE O ANO PASSADO, CONSEGUIU UM BOM DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES MOTORAS, DE EQUILÍBRIO, DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM, TAMBÉM É MUITO CARINHOSA, ALEGRE, GOSTA DE PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DIFERENCIADAS E TEM MUITA FORÇA DE VONTADE. A SAMARA NOS ENSINA, A CADA DIA, O QUE SIGNIFICA SUPERAÇÃO, FORÇA DE VONTADE, DISPOSIÇÃO, ALEGRIA DE VIVER, CONVIVêNCIA E AMOR.
MARIA CRISTINA ALVES MAGUEIJA
COORDENADORA PEDAGÓGICA
E
ROSELI ROCHA DE BRITO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EJA
ATIVIDADE - TEXTO INSTRUCIONAL - RECEITA 

Um comentário:

  1. Olá Roseli
    Tenho algumas imagens bonitas da Samara no Vila Lobos se divertindo. Elas estão no meu blog.
    ruibarbosa2012.blogspot.com
    Beijos
    Leila

    ResponderExcluir