EMEFEM RUI BARBOSA
04 DE SETEMBRO DE
2012
RELATÓRIO
ALUNA: SAMARA
A
ALUNA TEM OITO ANOS DE IDADE, ESTÁ CURSANDO O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E ESTUDA
NESTA UNIDADE DESDE O 1º ANO. DEVERIA TER COMEÇADO O ATENDIMENTO NO AEE NA EMEB
ASAS BRANCAS, O ANO PASSADO, NO PERÍODO DA MANHÃ. PORÉM, O PAI ACREDITA QUE A
SAMARA NÃO DEVA PARTICIPAR DO AEE, POIS JÁ TEM MUITAS ATIVIDADES (PALAVRAS DO
PAI, QUANDO LHE PERGUNTEI POR QUE A SAMARA NÃO ESTAVA FREQUENTANDO). DESDE O
ANO PASSADO, A ALUNA USA O TRANSPORTE DA PREFEITURA, QUE CONSEGUIMOS COM O
APOIO DA EQUIPE DA SEDUC.
A
HIPÓTESE DE ESCRITA É PRÉ-SILÁBICA, QUANDO CHEGOU NA ESCOLA, A ALUNA NÃO
CONSEGUIA ANDAR, ERA CARREGADA NO COLO, PELO PAI ATÉ A SALA DE AULA, NA ENTRADA
E NA SAÍDA TAMBÉM; NÃO CONSEGUIA SE ALIMENTAR SOZINHA E TINHA MUITAS
DIFICULDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA.
OS
RESPONSÁVEIS NÃO TROUXERAM LAUDO MÉDICO, APESAR DE TER SOLICITADO VÁRIAS VEZES,
NO PRONTUÁRIO DA ALUNA SÓ HÁ UMA SOLICITAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO E INVESTIGAÇÃO DO
DIA 10/03/2006, DO FISIATRA DR. DANIEL RODRIGUES, DA AACD DE OSASCO, COM OS
SEGUINTES DADOS: QUADRO DE ADNP - SUSPEITA DE EIM – ELEVAÇÃO LACTADO EM S.E.,
ATRASO COGNITIVO. NÃO HÁ OUTROS DOCUMENTOS NA ESCOLA SOBRE OS PROBLEMAS DE
SAÚDE DA SAMARA.
ATUALMENTE,
A ALUNA NÃO SE LOCOMOVE SOZINHA, MAS CONSEGUE ANDAR COM O APOIO DE UM ADULTO OU
DE ALGUM COLEGA DE CLASSE, ASSIM COMO CONSEGUE DAR ALGUNS PASSOS SOZINHA,
PRINCIPALMENTE QUANDO SE APOIA NAS CARTEIRAS DA CLASSE. TEM BASTANTE FALTA DE
EQUILÍBRIO E MUITAS DIFICULDADES DE
COORDENAÇÃO MOTORA, MAS CONSEGUE
SE ALIMENTAR SOZINHA, DESENHAR, ESCREVER E PINTAR; POSSUI MUITA DIFICULDADE NA
FALA, MAS CONSEGUE SE COMUNICAR COM TODOS E CONVERSAR.
NÃO
ESTÁ ALFABETIZADA, MAS INTERAGE COM OS COLEGAS DE CLASSE, PARTICIPA DAS
ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS PROFESSORES, RECONHECE O ALFABETO E ENTENDE TUDO QUE
É FALADO PARA ELA. NAS AULAS COM ESPECIALISTAS, PARTICIPA DE TODAS AS
ATIVIDADES: FALA, ESCUTA, BRINCA, PINTA, DESENHA, ASSISTE A VÍDEOS, USA O
COMPUTADOR COM AUXÍLIO DA PROFESSORA, PARTICIPA DAS ATIVIDADES FÍSICAS, DENTRO
DE SUAS POSSIBILIDADES E TEM SEMPRE O APOIO DOS PROFESSORES E DOS COLEGAS DE
CLASSE, A FIM DE CONSEGUIR REALIZAR TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS. NAS AULAS DE
EDUCAÇÃO FÍSICA, TAMBÉM; INCLUSIVE PARTICIPA DE DANÇA, ATIVIDADES COM BOLA,
JOGOS, BRINCADEIRAS E GINCANAS. A PROFESORA DA SAMARA, ASSIM COMO OS
ESPECIALISTAS, SEMPRE QUE NECESSÁRIO, PRODUZEM ATIVIDADES DIFERENCIADAS, PARA
QUE ELA SEMPRE PARTICIPE DE TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELA ESCOLA.
DESDE
O ANO PASSADO, CONSEGUIU UM BOM DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES MOTORAS, DE
EQUILÍBRIO, DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM, TAMBÉM É MUITO CARINHOSA, ALEGRE,
GOSTA DE PARTICIPAR DAS ATIVIDADES DIFERENCIADAS E TEM MUITA FORÇA DE VONTADE.
A SAMARA NOS ENSINA, A CADA DIA, O QUE SIGNIFICA SUPERAÇÃO, FORÇA DE VONTADE,
DISPOSIÇÃO, ALEGRIA DE VIVER, CONVIVêNCIA E AMOR.
MARIA CRISTINA ALVES MAGUEIJA
COORDENADORA PEDAGÓGICA
E
ROSELI ROCHA DE BRITO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA EJA
ATIVIDADE - TEXTO INSTRUCIONAL - RECEITA
Olá Roseli
ResponderExcluirTenho algumas imagens bonitas da Samara no Vila Lobos se divertindo. Elas estão no meu blog.
ruibarbosa2012.blogspot.com
Beijos
Leila